O Servo Abundante

David Wilkerson (1931-2011)

“E Deus é capaz de fazer toda graça abundar para vós, para que vós, tendo sempre toda suficiência em todas as coisas, possais ter abundância para toda boa obra… Agora, Aquele que dá semente ao semeador e pão para o alimento, suprirá e multiplicará a semente que semeastes e aumentará os frutos da tua justiça, enquanto vós sois enriquecidos em tudo para toda liberalidade, o que causa ação de graças por meio de nós a Deus” (2 Coríntios 9:8,10-11, NKJV).

 

Nestes versículos, Paulo exortou a igreja de Corinto a fazer uma oferta para os santos que sofriam na Jerusalém atingida pela fome. Ele pediu que eles dessem não com desgosto, mas generosamente, como os Macedônios haviam feito, com uma oferta proveniente da sua própria pobreza.

Enquanto estudava essa passagem, o Espírito falou de maneira firme, mas amorosa, ao meu interior, perguntando: “David, onde está a sua alegria e felicidade no seu serviço a Mim?” Percebi que Sua Palavra não estava falando apenas sobre dar dinheiro para ajudar os pobres, mas também sobre o ministério ao Senhor e à Sua igreja. O Espírito Santo sussurrou em meu coração: “Eu não te chamei para ministrar sem que Eu suprisse ajuda e recursos abundantes. Tudo o que você precisa está disponível para você: força, descanso, poder, habilidade e alegria. Você tem acesso a toda força e alegria.”

Esta passagem não é apenas uma esperança; é uma promessa. Ela começa com as palavras: “Deus é capaz”. O Senhor sempre quer te dar não apenas o que você precisa, mas mais do que você precisa. Isso é o que “abundar” significa: um suprimento cada vez maior e superabundante. “Agora, Aquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o poder que opera em nós” (Efésios 3:20).

Quando Deus nos chama para qualquer obra, Ele já providenciou tudo o que precisamos para realizá-la com energia e alegria.

Pense no que está sendo prometido aqui. Quando você está cansado e desanimado, e acha que não pode ir mais longe, Deus é capaz de te revigorar de tal maneira que você terá tudo o que precisa. Isso é sempre verdade, em qualquer circunstância.

Esta promessa inclui poder para te impedir de cair. Conheço muitos cristãos que confiam no Senhor, mas não em si mesmos. Eles têm muito medo de cair e errar o alvo. Eles tem receio de que o diabo os prenda de alguma forma e que eles irão entristecer o Senhor. A promessa de Deus, no entanto, inclui o Seu poder para te guardar de cair. “Agora, Aquele que é capaz de vos guardar de tropeçar e de vos apresentar irrepreensíveis diante da Sua glória com grande alegria” (Judas 1:24).

Não importa quão poderosa seja sua tentação ou o quanto você se sinta desanimado por sua falta de resistência. Deus promete a você: “Quero que você tenha uma abundância de tudo o que precisa em todos os momentos”.

Muitos cristãos ainda não enfrentaram honestamente o poder dessas promessas de Deus. Eles já leram essas promessas muitas vezes, mas esses tesouros ainda não foram reivindicados com um clamor do coração: “Senhor, revela a mim o que preparaste. Abre minha mente e meu espírito para os recursos que tens para mim, para que eu possa reivindicá-los para a Tua glória.”

Você já experimentou as promessas de Deus, recorrendo ao banco do céu, “para que vós, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra…”? (2 Coríntios 9:8).

Você se encaixa na descrição de Paulo de um servo abundante, alguém que tem tudo o que precisa e mais em todos os momentos, em cada crise?

Em resumo, à medida que a batalha se intensifica, a graça de Deus para você aumenta. Quando a fraqueza se abate sobre você, Sua força se torna ainda maior. Quando seu fardo se torna mais pesado, Seu poder e força aumentam proporcionalmente.

Não se engane, Deus dá essa força apenas para aqueles que a desejam e a tomam para si. Muitas vezes, orei: “Oh, Senhor, colocaste um fardo tão pesado sobre mim. Parece mais do que posso suportar.” E, no entanto, Ele respondeu todas as vezes: “Tenho provido para você uma força maior do que imagina. Nunca coloco um fardo sobre qualquer um dos meus filhos sem também fornecer mais do que é necessário para carregá-lo. Você tem Minha promessa de alegria e descanso, especialmente nas suas piores crises.”

Quanto mais difícil for nossa situação, mais árduo for nosso caminho e mais pesado for nosso fardo, mais alegria, descanso e esperança podemos ter. Deus está dizendo: “Você não deve estar esgotado, exausto ou abatido. Você tem mais do que uma abundância de recursos prometidos a você. Portanto, deveria aumentar seus empenhos em vez de recuar.”

Como Deus prometeu uma provisão superabundante, Ele espera que entreguemos a Ele tudo o que temos de coração inteiro.

Paulo não está falando apenas sobre ofertas financeiras quando escreve: “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, superabundeis em toda boa obra” (2 Coríntios 9:7-8).

Observe a dupla aplicação feita por Paulo aqui. Devemos dar financeiramente, mas também realizar “toda boa obra”, e ele promete recursos suficientes para essa obra.

Esse espírito abundante estava presente na igreja da Macedônia, que literalmente implorou a Paulo para que os deixasse fazer uma coleta para os santos que sofriam em Jerusalém. Os Macedônios estavam tão entregues ao Senhor que contribuíram a partir de sua própria pobreza.

Apesar de sua pobreza, os Macedônios deram todo o dinheiro que puderam. Quando não tinham mais dinheiro para dar, deram a si mesmos. “…mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de Deus” (2 Coríntios 8:5). Eles eram cristãos abundantes. Nada poupavam no serviço ao Senhor e aos seus irmãos. “Porquanto posso dar testemunho de que contribuíram de livre vontade na medida de seus bens, e até mesmo acima disso!” (2 Coríntios 8:3).

Você pode dizer: “Eu realmente amo o Senhor e estou fazendo o meu melhor para dar tudo de mim a Ele. Meu coração está realmente na obra que faço para Ele. No entanto, minha carne está fraca e cansada; estou esgotado, e meu espírito está abatido. Eu simplesmente não consigo evitar isso.”

Amado, Paulo passou por tudo o que você descreve. Ele escreveu: “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos — sempre levando no corpo o morrer de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo” (2 Coríntios 4:8-10).

Através de tudo isso, Paulo teve uma revelação dos recursos que estavam à sua disposição. Quando estava mais sobrecarregado, sua fé se agarrou ao que ele precisava para superar cada prova com vitória e poder para vencer.

Vemos Paulo se recuperar repetidamente, com fé e força renovadas para continuar. “Portanto, visto que temos este ministério, como fomos agraciados com misericórdia, não desfalecemos… como desconhecidos, mas bem conhecidos; como morrendo, e eis que vivemos; como castigados, mas não mortos; como tristes, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, mas possuindo tudo” (2 Coríntios 4:1; 6:9-10). Paulo podia fazer isso porque recorria aos recursos de seu Pai celestial.

Amado, apenas aqueles que estão envolvidos na batalha recebem Suas grandes provisões. Permaneça na batalha, mas confie na força Dele acima da sua, pois no calor da guerra Deus te torna mais forte. É nesse momento que Ele vem a você generosamente, derramando sobre você Seus recursos e te dando força interior, trocando o seu fardo pelo Dele. “Porque o meu fardo é suave e o meu jugo é leve” (Mateus 11:30).

Quero te encorajar com um simples questionário.

•  A Palavra de Deus promete suprir todas as suas necessidades? Jesus disse que nunca te deixaria, mas estaria contigo até o fim? Ele disse que Seus ouvidos estão abertos às suas orações e que Ele te dará o desejo do seu coração? Ele disse que você seria mais que vencedor?

•  Ele está mais disposto a dar do que você está a receber? Ele é maior em você do que aquele que está no mundo? Ele fará infinitamente mais do que tudo o que você pede ou pensa?

•  Os pensamentos Dele a seu respeito são bons pensamentos? Ele recompensa aqueles que diligentemente O buscam? Ele conhece todos os seus caminhos? O olhar Dele está sobre você dia e noite? Ele está intercedendo por você neste momento?

•  Ele está preparando um lugar para você na glória? Ele virá nas nuvens para reunir o Seu povo e levá-lo para casa?

Sua resposta a todas essas perguntas deve ser: “Absolutamente, sim!”

•  Finalmente, alguém ou algo no céu ou na terra pode separar você do amor de Deus que está em Cristo Jesus? Não, nunca!

Querido santo, nós temos um Salvador abundante. Nós nos tornamos espiritualmente ricos por meio de todos os Seus recursos para conosco. “Enquanto em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se deem graças a Deus.” (2 Coríntios 9:11). Ele nos chama para sermos servos abundantes, com corações cheios de gratidão.

Ore comigo: “Senhor, Tu me fizeste rico. Sou rico em força porque Tu me disseste que tens tudo o que preciso em todos os momentos. De agora em diante, quando eu estiver cansado, em vez de reclamar Contigo sobre isso, vou sacar um cheque. Derrama Tua força no meu coração, me conceda um espírito descansado e me torna mais forte hoje em Ti como nunca fui. Amém.”

Czech